Eixos temáticos
Datas, os horários e salas das sessões de comunicação
22/10/2024 das 14h30 às 16h30
Mesa 1 (sala 12)
Eixo 1: Teoria, Crítica e História da Poesia
Eixo 8: Poesia Brasileira e a Crítica
Mediação: Diogo Henrique Calori Silva
1. André Luiz do Amaral – AS TISANAS COMO IMAGENS DE PENSAMENTO
2. Beatriz Araujo Morandini – A METONÍMIA NA CONSTRUÇÃO DA PERSUASÃO: UM ESTUDO DISCURSIVO DA CARTA “DIDO A ENEIAS” (OVIDIO, HEROIDES, VII)
3. Daniele Atie Foresto – VERSOS ÉPICOS: A DIMENSÃO HERÓICA NA LINGUAGEM POÉTICA DE CASTRO ALVES
4. Diogo Henrique Calori Silva – A POESIA MODERNA DE IVAN JUNQUEIRA: HERMETISMO E INCOMUNICAÇÃO EM OS MORTOS
Mesa 2 (sala 13)
Eixo 3: Poesia moderna e contemporânea
Mediação: Dandara Rosa Azevedo de Oliveira
1. Alessandro Barnabé Ferreira Santos – JORGE DE SENA NA LEPROSARIA: POÉTICAS DO ABJETO E DO TESTEMUNHO
2. Dandara Rosa Azevedo de Oliveira – IMAGEM E CRÍTICA SOCIAL: AS FACAS PERNAMBUCANAS DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO
3. Deborah Walter de Moura Castro – POÉTICAS DA CONTENÇÃO: O TORNAR-SE POETA NO POEMA “HOW I BECAME…”, DE GHAYATH ALMADHOUN
4. Glaucio Varella Cardoso – “DA CONDIÇÃO PRIMEIRA”: AS ENCRUZILHADAS DE ALBERTO PUCHEU
23/10/2024 das 14H30 às 16H30
Mesa 3 (sala 12)
Eixo 2: Poesia de tradição popular oral e impressa
Eixo 4: Poesia, outras artes e outras mídias
Mediação: Ana Carolina Prado Faria Jorge
1. Ana Carolina Prado Faria Jorge – POESIA E PINTURA: CORRELAÇÕES ENTRE JÚLIA DA COSTA E PEDRO AMÉRICO
2. Evandro Nunes de Araujo – A MALANDRAGEM NOS SAMBAS DO TIO GÊ: POESIA E FORMAÇÃO POLÍTICA NA DIALÉTICA MALANDRA PAULISTA
3. Paola Resende – O GRAMOFONE NÃO DIZ EM QUE MUNDO ME ACHO: POESIA, MÚSICA E TÉCNICA EM MURILO MENDES
4. Rian Henrique dos Santos – A ATRIZ ÉPICA NA CENA PROLETÁRIA VISTA PELOS OLHOS LÍRICOS DE BRECHT
Mesa 4 (sala 8)
Eixo 3: Poesia Moderna e Contemporânea
Mediação: Leandro Noronha da Fonseca
1. Gustavo Mazeo Rocha Silva – “AS CISMAS DO DESTINO”: REVISITANDO O EU-LÍRICO VAGANTE DE AUGUSTO DOS ANJOS EM SEUS POEMAS LONGOS
2. Leandro Noronha da Fonseca – VERSOS DE UM MUNDO EM RUÍNAS: CATÁSTROFE E PANDEMIA DE COVID-19 NA POESIA BRASILEIRA
3. Marcus Vinícius Lessa de Lima – “BAHIANO QUE NEM EU”: CITAÇÃO, AMBIGUIDADE E ENDEREÇAMENTO EM CASA DO NORTE
4. Natalia Aparecida Bisio de Araujo – OS READY-MADES DE OSWALD DE ANDRADE E BLAISE CENDRAS
24/10/2024 das 14h30 às 16h30
Mesa 5 (sala 12)
Eixo 4: Poesia, outras artes e outras mídias
Eixo 7: Poesia em suas relações intersemióticas
Mediação: Laura Moreira Teixeira
1. Eduardo Savella – O “CAMERA EYE” OSWALDIANO: O CINEMA EM PAU BRASIL
2. Laura Moreira Teixeira – (DES)FIGURAÇÕES CUMMINGSIANAS: O ESPAÇO PICTÓRICO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DA COMPOSIÇÃO POÉTICA
3. Márcia Maria Sant’Ana Jóe – “RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS NO POEMA “O MENINO E O POVOADO” DO LIVRO POEMAS, DE PORTINARI
4. Vinicius Pinheiro Policarpo Comoti – HISTÓRIA(S) DA POESIA: JEAN-LUC GODARD E MURILO MENDES
Mesa 6 (sala 8)
Eixo 5: Relações entre poesia e prosa
Mediação: Gisele Vicentim
1. Gisele Vicentim – OS VESTÍGIOS DA MODERNIDADE NA OBRA DE COLETTE
2. Márcia Eliza Pires – BAUDELAIRE E MÁRIO QUINTANA: A FLÂNERIE COMO CORRESPONDÊNCIA ENTRE SUAS POESIAS
3. Vinícius Alves de Souza – RIMBAUDISMO NO BRASIL: A RECEPÇÃO DE ILUMINAÇÕES E SEUS DESDOBRAMENTOS NO POEMA