Eixos temáticos

Datas, os horários e salas das sessões de comunicação

22/10/2024 das 14h30 às 16h30

Mesa 1 (sala 12)

Eixo 1: Teoria, Crítica e História da Poesia

Eixo 8: Poesia Brasileira e a Crítica

Mediação: Diogo Henrique Calori Silva

1. André Luiz do Amaral – AS TISANAS COMO IMAGENS DE PENSAMENTO

2. Beatriz Araujo Morandini – A METONÍMIA NA CONSTRUÇÃO DA PERSUASÃO: UM ESTUDO DISCURSIVO DA CARTA “DIDO A ENEIAS” (OVIDIO, HEROIDES, VII)

3. Daniele Atie Foresto – VERSOS ÉPICOS: A DIMENSÃO HERÓICA NA LINGUAGEM POÉTICA DE CASTRO ALVES

4. Diogo Henrique Calori Silva – A POESIA MODERNA DE IVAN JUNQUEIRA: HERMETISMO E INCOMUNICAÇÃO EM OS MORTOS

Mesa 2 (sala 13)

Eixo 3: Poesia moderna e contemporânea

Mediação: Dandara Rosa Azevedo de Oliveira

1. Alessandro Barnabé Ferreira Santos – JORGE DE SENA NA LEPROSARIA: POÉTICAS DO ABJETO E DO TESTEMUNHO

2. Dandara Rosa Azevedo de Oliveira – IMAGEM E CRÍTICA SOCIAL: AS FACAS PERNAMBUCANAS DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

3. Deborah Walter de Moura Castro – POÉTICAS DA CONTENÇÃO: O TORNAR-SE POETA NO POEMA “HOW I BECAME…”, DE GHAYATH ALMADHOUN

4. Glaucio Varella Cardoso – “DA CONDIÇÃO PRIMEIRA”: AS ENCRUZILHADAS DE ALBERTO PUCHEU


23/10/2024 das 14H30 às 16H30

Mesa 3 (sala 12)

Eixo 2: Poesia de tradição popular oral e impressa

Eixo 4: Poesia, outras artes e outras mídias

Mediação: Ana Carolina Prado Faria Jorge

1. Ana Carolina Prado Faria Jorge – POESIA E PINTURA: CORRELAÇÕES ENTRE JÚLIA DA COSTA E PEDRO AMÉRICO

2. Evandro Nunes de Araujo – A MALANDRAGEM NOS SAMBAS DO TIO GÊ: POESIA E FORMAÇÃO POLÍTICA NA DIALÉTICA MALANDRA PAULISTA

3. Paola Resende – O GRAMOFONE NÃO DIZ EM QUE MUNDO ME ACHO: POESIA, MÚSICA E TÉCNICA EM MURILO MENDES

4. Rian Henrique dos Santos – A ATRIZ ÉPICA NA CENA PROLETÁRIA VISTA PELOS OLHOS LÍRICOS DE BRECHT

Mesa 4 (sala 8)

Eixo 3: Poesia Moderna e Contemporânea

Mediação: Leandro Noronha da Fonseca

1. Gustavo Mazeo Rocha Silva – “AS CISMAS DO DESTINO”: REVISITANDO O EU-LÍRICO VAGANTE DE AUGUSTO DOS ANJOS EM SEUS POEMAS LONGOS

2. Leandro Noronha da Fonseca – VERSOS DE UM MUNDO EM RUÍNAS: CATÁSTROFE E PANDEMIA DE COVID-19 NA POESIA BRASILEIRA

3. Marcus Vinícius Lessa de Lima – “BAHIANO QUE NEM EU”: CITAÇÃO, AMBIGUIDADE E ENDEREÇAMENTO EM CASA DO NORTE

4. Natalia Aparecida Bisio de Araujo – OS READY-MADES DE OSWALD DE ANDRADE E BLAISE CENDRAS

 

 

24/10/2024 das 14h30 às 16h30

Mesa 5 (sala 12)

Eixo 4: Poesia, outras artes e outras mídias

Eixo 7: Poesia em suas relações intersemióticas

Mediação: Laura Moreira Teixeira

1. Eduardo Savella – O “CAMERA EYE” OSWALDIANO: O CINEMA EM PAU BRASIL

2. Laura Moreira Teixeira – (DES)FIGURAÇÕES CUMMINGSIANAS: O ESPAÇO PICTÓRICO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DA COMPOSIÇÃO POÉTICA

3. Márcia Maria Sant’Ana Jóe – “O POEMA DA PINTURA – A MOLDURA E A MEMÓRIA EM POEMAS, OBRA DE PORTINARI”

4. Vinicius Pinheiro Policarpo Comoti – HISTÓRIA(S) DA POESIA: JEAN-LUC GODARD E MURILO MENDES

Mesa 6 (sala 8)

Eixo 5: Relações entre poesia e prosa

Mediação: Gisele Vicentim

1. Gisele Vicentim – OS VESTÍGIOS DA MODERNIDADE NA OBRA DE COLETTE

2. Márcia Eliza Pires – BAUDELAIRE E MÁRIO QUINTANA: A FLÂNERIE COMO CORRESPONDÊNCIA ENTRE SUAS POESIAS

3. Vinícius Alves de Souza – RIMBAUDISMO NO BRASIL: A RECEPÇÃO DE ILUMINAÇÕES E SEUS DESDOBRAMENTOS NO POEMA

 

topo-ok-logo

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - Unesp FCL Campus de Araraquara