Palestrantes
Alberto Pucheu
Professor Titular do Departamento e do Programa de Ciência da Literatura, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (desde março de 2012), tendo sido Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ de 2007 a 2009, Alberto Pucheu possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Em 2013, desenvolvendo o projeto “A poesia contemporânea: no e de fora do atual”, realizou estágio de Pós-doutoramento com o pesquisador Roberto Corrêa dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2021, realizou um segundo estágio de pós-doutoramento com Cláudio Oliveira, no PPg de Filosofia da UFRJ, com o projeto “Espantografias: poesia, filosofia e política”, Tese defendida no mesmo ano em progressão para Professor Titular. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, filosofia, crítica e teoria.
http://www.albertopucheu.com.br
Alexandre de Melo Andrade
Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe – UFS/São Cristóvão (Departamento de Letras Vernáculas), atuando nas disciplinas Teoria Literária, Crítica Literária e Laboratório de Crítica Literária. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFS). Graduado (Licenciatura) em Letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto (1998), Mestre (2003) e Doutor (2011) em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Concluiu um pós-doutorado em 2014, pela mesma universidade, e outro em 2022 pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Dedica-se principalmente aos seguintes temas: teorias e crítica da poesia; literatura e filosofia; poesia do Romantismo brasileiro; Álvares de Azevedo; literatura e metafísica; poesia brasileira contemporânea; ensino de literatura. É membro dos seguintes grupos de estudos: GT Teoria do Texto Poético, da ANPOLL; Estudos de Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea (UFG), Estudos em Leitura Literária (UFS), GeFeLit – Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura (UFS) e NEMAGI – Núcleo de Estudos em mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (UFS). Desde 2011 é editor-chefe da revista de letras Travessias Interativas, do Departamento de Letras Vernáculas UFS. Desde 2022 é vice-líder do GeFeLit (Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura). É sócio efetivo da ASCi (Associação Sergipana de Ciência). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Alvaro Santos Simões Junior
Alvaro Santos Simões Junior possui Graduação em Letras – Português/Inglês (1990), Licenciatura em Italiano (1993), Mestrado (1995) e Doutorado (2001) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2011). Alvaro Santos Simões Junior é Professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Assis, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp, FCL, Assis, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. De junho de 2013 a maio de 2017, respondeu pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp, FCL, Assis. Alvaro Santos Simões Junior possui prolífica produção acadêmica dedicada ao estudo de fontes primárias. Seus trabalhos voltam-se, principalmente, para a vida literária do fim do século XIX, investigada no âmbito da imprensa periódica. O professor promove estudos da literatura em periódicos, do Parnasianismo, do Decadentismo-Simbolismo, do Realismo-Naturalismo, da crônica e da sátira, tendo consagrado a esses temas artigos, capítulos de livros, livros e obras organizadas. Pode-se destacar de sua produção os livros Sátira do Parnaso (2007), Estudos de literatura e imprensa (2015, disponível online) e Bilac vivo (2017, disponível online), obras publicadas pela Editora UNESP, bem como Cruz e Sousa na imprensa carioca: do Missal aos Últimos sonetos (2022), livro publicado pela Edusp. Sua contribuição aos estudos da literatura brasileira do final do século XIX também é representada por organização de obras de Olavo Bilac, nesse segmento, Alvaro Santos Simões Junior editou crônicas de Olavo Bilac em Registro: crônicas da belle époque carioca (Editora da Unicamp, 2012) e poemas do autor em Sátiras (CLEPUL; Editora da UNESP, 2018, disponível online).
Ana Maria Lisboa de Mello
Possui Graduação em Letras-Licenciatura em Português e Francês e respectivas
literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, na Área de Teoria da Literatura. Fez estágios de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l’Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III (1995-96), com bolsa do CNPq; na Sorbonne Nouvelle – Paris III (2004), com bolsa da CAPES; na University of Toronto (2013-2014), com bolsa CAPES. Lecionou na UFG e UnB como professora concursada no período de 1991 a 1994. Coordenou o Programa de Teoria Literária e Literaturas do Departamento de mesmo nome na UnB de 1993 a 1994, e criou a Revista Cerrados do PPG. Foi professora da UFRGS, atuando na Graduação e Pós-Graduação em Letras de agosto de 1994 a junho de 2007, tendo orientado teses de doutorado até janeiro de 2012 na condição de professora-colaboradora. Coordenou o GT Teoria do texto Poético da ANPOLL, juntamente com Paula Glenadel, de 2002-2004, gestão responsável pela criação da Revista Texto Poético, GT do qual foi membro de 1992 a 2012. Atualmente é membro do GT Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais. É pesquisadora associada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias/ CLEPUL, da Universidade de Lisboa e ao Centre de Recherches sur les Pays Lusophones/CREPAL da Université de la Sorbonne Nouvelle/ CREPAL. Foi professora da PUCRS no ensino de graduação e de pós-graduação de agosto de 2007 a janeiro de 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras da
PUCRS de 15 de maio de 2008 a 7 de dezembro de 2012, tendo proposto a criação da Revista Letrônica em dezembro de 2008. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, escritas migrantes, teorias e críticas do imaginário. Desde 2017, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas – PPGLEN, da UFRJ.
Cristiane Rodrigues de Souza
Possui graduação em Letras (2001) e mestrado em Estudos Literários (2004) pela FCL-UNESP de Araraquara, sob orientação de Laura Beatriz Fonseca de Almeida. É doutora em Letras (Literatura Brasileira) pelo departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH da USP (2009), com orientação de Alcides Villaça. Desenvolveu projeto de pós-doutorado no IEB-USP, com supervisão de Telê Ancona Lopez, sobre a poesia e o pensamento estético de Mario de Andrade, fazendo parte da equipe Mário de Andrade. Desde a Iniciação Científica até o pós-doutorado, as pesquisas desenvolvidas foram apoiadas pela FAPESP. Publicou os livros de crítica literária Clã do jabuti: uma partitura de palavras e Mário de Andrade: poesia, amor e música, também com o apoio da FAPESP, e livros de poemas no Brasil, na França e em Portugal, além de artigos em revistas acadêmicas, como Brasiliana (Kings College London), Estudos Avançados (USP), Revista IEB (USP) e Agália (Associaçom Galega da Língua). É professora assistente efetiva na FCL da UNESP de Assis, na área de Literatura. É membro do GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL). Atua principalmente nos temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Literatura contemporânea, Literatura e outras artes, Poesia, Modernismo.
Fabiane Renata Borsato
Graduei-me em Letras, em 1992, pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Concluí, em 1999, minha dissertação de mestrado em Estudos Literários, intitulada “O jogo das variâncias de uma poética obsessiva: a poética de João Cabral de Melo Neto”, pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. A tese de doutorado “Leitura dialógica das poéticas de Antonio Machado e João Cabral: o dialogismo explícito e implícito e a questão da figuratividade”, desenvolvida na área de Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista foi defendida em 2005, tendo sido parte dela realizada na Universidad de Sevilla, por meio da aquisição de Bolsa Sanduíche CAPES. Atualmente sou professora assistente doutora do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara, nas disciplinas da área de Teoria da Literatura. Desenvolvo atividades de pesquisa em Teorias e Críticas da poesia, Metalinguagem em Textos artísticos, Ritmo e poesia, a poética de João Cabral de Melo Neto. Sou pesquisadora colaboradora do ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro do Grupo de Trabalho Texto Poético da Anpoll. Minha experiência na área de Letras apresenta ênfase em Teoria da Literatura, sendo constantes em meu campo de atuação os temas teorias e críticas da poesia; metapoesia; relações intersemióticas entre literatura e cinema; teorias do texto literário.
Fabiano Rodrigo da Silva Santos
Possui graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado em Português e Latim), UNESP, Faculdade de Ciências e Letras,Câmpus de Araraquara (2002), mestrado em Estudos Literários, UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara (2005) e doutorado em Estudos Literários , UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara (2009). Atualmente é professor assistente-doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Poesia Brasileira, Romantismo, Poesia na Modernidade, Sublime, Grotesco, Crítica e Teoria Literária.
Francine Fernandes Weiss Ricieri
Francine Fernandes Weiss Ricieri, com palestra a palestra “Construções em torno do conceito de arte – a poesia como questão teórica em fins do XIX”.
Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp (2001), com a tese A imagem poética em Alphonsus de Guimaraens: espelhamentos e tensões, com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela mesma instituição (2009) e pós-doutorado em tradução pela USP (2018), Francine Fernandes Weiss Ricieri é professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de Guarulhos, local em que atua na área de Estudos Literários, na Graduação e no Programa de Pós-Graduação. Além dos artigos em revistas acadêmicas de destaque, como Machado de Assis em Linha, Remate de males, Texto poético e Aletria, publicou o livro Imagens do poético em Alphonsus de Guimaraens, lançado pela EDUnifesp e pela EDUSP, em 2014, e organizou o volume Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea, pela Editora da Unesp, em 2008. Poeta, publicou também o livro de poemas Eppur si muove, em 2021. Com experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, atua notadamente nos temas: Alphonsus de Guimaraens, Cruz e Sousa, simbolismo e decadentismo, relações entre Brasil, Portugal e França em poetas oitocentistas, questões de gêneros literários e hibridismos, intersecções entre prosa e poesia. Desde 2018, tem traduzido do francês ensaios teóricos voltados para os temas de sua atuação. Lidera o Grupo de Investigações do Poético (GRIPhO), e é membro do GT da ANPOLL Teorias do Texto Poético, participando do comitê editorial da Revista Texto Poético. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UNIFESP) entre março de 2018 e março de 2021.
Glòria Bordons de Porrata-Doria
Glòria Bordons de Porrata-Doria é graduada em Filosofia e Letras, Filologia hispânica e História da arte, e doutora em Filología catalã pela Universitat Autònoma de Barcelona. Seus interesses de pesquisa situam-se na fronteira entre a literatura e o seu ensino. É estudiosa da poética de Joan Brossa e da sua relação com a literatura de vanguarda. Organizou o conjunto da obra do autor e a divulgou em Aprendre amb Joan Brossa, em 2003; realizou a edição e a ampliação de prólogos e obras de Brossa; criou roteiros audiovisuais e sites interativos; assessorou a dramaturgia de espetáculos e curadoria das principais exposições antológicas internacionais de Brossa, sendo responsável pela coleta e atualização constante da bibliografia do autor, bem como da direção das tarefas de catalogação do arquivo da Fundação Joan Brossa.
Também atua na área de poesia e educação e possui vários projetos de pesquisa apoiados pelo plano nacional e regional, sendo premiada no quesito inovação. O resultado pode ser encontrado no site www.viulapoesia.com que abriga mais de 800 poemas contemporâneos, e no site www.pocio.cat que coleta trabalhos de pesquisa e divulgação de resultados do grupo, entre os quais o livro Poesia e educação: d’Internet a l’aula (2009) ou os trabalhos do Seminário de Poesia contemporânea, tecnologia e educação (2010). Nos últimos cinco anos, o grupo Poció concentrou esforços no estudo teórico da poesia experimental catalã produzida entre 1959 e 2004.
Guacira Marcondes Mahcado Leite
Graduada em Letras Românicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. Preparação da Maîtrise francesa – Université Aix-Marseille (1969-1970). Mestre em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutora em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1991). Professora Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (a partir de 2000). Professora de Graduação (1971-2014) da Área de Língua e Literatura Francesa e de Pós-Graduação (1990-até hoje) em Estudos Literários da FCL da Unesp de Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, Literaturas Vernáculas e Teoria Literária. Orienta Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado sobre poesia, narrativa, tradução. Fundou (1990) e é Coordenadora da Revista Lettres Françaises (Unesp/Araraquara). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – “O Simbolismo: antecedentes e repercussões”.
Jean Pierre Chauvin
Jean Pierre Chauvin é Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes (USP), onde leciona (Graduação): Cultura e Literatura Brasileira (módulos: Colônia, Império e República), Romance Distópico, Prosa de José Saramago e O Romance Policial de Agatha Christie. Na FFLCH (USP), oferece a disciplina de Pós-Graduação Cultura luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX: Literatura e História, vinculado ao PPG Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. No CELP/FFLCH, coordena o Projeto de Pesquisa Letras, Retórica, Poética e Outras Artes, séculos XVII, XVIII, XIX. É co-líder, com Marcelo Lachat (UNIFESP), do Grupo de Pesquisa (CNPq): Historiografia das Letras Luso-Brasileiras e da Literatura Brasileira. Mestre (1999-2002) e Doutor (2003-2006) em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), graduou-se em Letras-Português pela mesma Universidade (FFLCH, 1995-1998), onde também se licenciou em Letras – Português (FEUSP, 1999-2000). Autor de: O poder pelo avesso na literatura brasileira: Manuel Antônio de Almeida, Machado de Assis e Lima Barreto (2013); Crimes de Festim: ensaios sobre Agatha Christie (2017); José Saramago: Literatura contra Mercadoria (2021); Sete Falas (ensaios sobre tipologias discursivas) [2022]; e de Pedra, Penha, Penhasco: a invenção do Arcadismo Brasileiro (2023). Coautor, com Cleber V. do A. Felipe (UFU), de Estudos sobre a Épica Luso-Brasileira [séculos XVI a XVIII] (2021), com quem co-organizou Ensaios sobre Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (2022). Com Marcelo Lachat, co-organizou As Letras na Terra do Brasil (séculos XVI a XVIII), também em 2022. Pesquisador associado ao CLEPUL, em Lisboa, colabora no Projeto Pombal Global, sob a coordenação de José Eduardo Franco, desde 2019. É membro da Cátedra Pombal (Universidade Federal do Sergipe), sob coordenação de Luiz Eduardo de Oliveira, desde 2022.
Jeová Silva Santana
Graduado em Letras pela UFS – Universidade Federal de Sergipe (1987). Possui mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Professor titular da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: literatura brasileira – história e crítica- , ensaios brasileiros, crítica literária, ficção brasileira, teoria crítica e educação brasileira.
João Miguel Manzolillo Sautchuck
Professor Associado do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, atuando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. Possui doutorado em Antropologia (2009), mestrado em Antropologia (2005) e bacharelado e licenciatura em História (2002) pela Universidade de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: análise antropológica de rituais; etnomusicologia; investigação do improviso na música e na linguagem como contribuição para a compreensão das dinâmicas culturais;
etnografia das práticas e habilidades; ideologias da cultura e nacionalismos.
Juliete Torrents i Sunyol
Julieta Torrents i Sunyol é graduada em Línguas Modernas (Letras) e Literatura pela Faculdade de Filologia da Universidade de Barcelona (2014), possui mestrado em Didática da Língua e Literatura pela Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona, é doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona, com a tese “Poesia musicada em ESO: um elemento de coesão social, linguístico e cultural” (2021) e possui pós doutorado sobre “O link entre herança e identidade na educação literária/Perspectiva de gênero e território na educação literária”, pela Faculdade de Magistério da Universidade de Valência. Sua pesquisa de doutorado foi premiada como a melhor tese escrita em catalão da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Foi professora associada/adjunta do Departamento de Educação Linguística e Literária da Universidade de Barcelona entre 2015 e 2022; ministrou cursos e oficinas para professores na editora Animallibre em 2021 e oficinas literárias na livraria Strogoff e na Escola de Pinetons. É professora da Associação de dança tradicional Esbart Dansaire de Granollers e da Associação de dança tradicional Baile dos Ciganos da Garriga. Possui publicações sobre poesia musicada e poesia musical em congressos e revistas. Contribui como pesquisadora em projetos como “Artes e poéticas: criação, arquivo e educação” (2019), “Pesquisa sobre Arte, Poesia e Educação” (2021), “Literatura popular e tradição oral na formação literária de futuras professoras: pensamento, criatividade e feminismos” (2023). Atualmente integra o “Grupo de Inovação Docente Consolidado no Ensino de Línguas e Literaturas” da Universidade de Barcelona.
Leila Aguiar
Possui mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Sciences du Langage – École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-França(1997). Realizou três pós-doutorados: inicialmente, pela Universidade de Lisboa (subvenção Instituto Camões); em seguida, pelo Departamento de Letras Modernas da UNESP/Araraquara (subvenção CNPq); finalmente, pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (subvenção FAPESP), tendo suas pesquisas vinculadas ao Projeto
Temático FAPESP Biblioteca Cicognara e a Constituição da Tradição Clássica, de iniciativa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, e coordenado seu “Núcleo Letras”. Sua atuação acadêmica se dá na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Francesa e Literatura Comparada, envolvendo-se principalmente com os seguintes temas: gêneros romanesco e teatral, sistemas de representação literária e artística do Seiscentos ao Novecentos, relações entre Literatura e Outras Artes. Atualmente, é docente no
Curso de Letras, na área de Estudos Literários, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É igualmente docente credenciada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre as poéticas da presença em Manoel de Barros e Yves Bonnefoy. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa do Fundo de Auxílio aos Docentes e Alunos (FADA) da UNIFESP. É ainda tradutora no Brasil de diversos autores franceses, com destaque para Stendhal, Balzac, Maupassant e Atiq Rahimi.
Marcos Antônio Siscar
Marcos Siscar realizou graduação em Letras pela Unicamp (1987), mestrado em
Teoria Literária pela Unicamp (1991), D.E.A. em Texte Imaginaire Société pela Université de Paris 8 (1992), doutorado em Littérature Française pela Université de Paris 8 (1995), com Pós-Doutorados na École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (2003), Collège International de Philosophie (2008) e Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2015). É livre-docente em Teoria da Literatura pela Unesp São José do Rio Preto (2005), onde foi docente de 1996 a 2009. Atualmente, é professor Titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp e pesquisador PQ/CNPq (desde 1999). Foi coordenador (1999-2001) e vice-coordenador (2001-2007) de Pós-graduação na Unesp, e coordenador de Pós-graduação na Unicamp (2010-2014), tendo sido responsável por diversos convênios interinstitucionais (Minter, Dinter, Procad). Fez parte do comitê de avaliação da área de Letras da CAPES, de 2001 a 2004, e 2015. É membro do REDITEL (Red Iberoamericana de Teoría y Estudios Literarios) e coordenou o GRECC (Grupo de Estudos em Crítica Contemporânea). É assessor ad hoc das principais instituições de fomento à pesquisa no Brasil. Foi editor da Revista de Letras (Unesp) e da revista Inimigo Rumor (7Letras/Cosac Naity). De 2016 a 2020, editou com Miriam Gárate a revista Remate de Males (Unicamp). Fez parte do conselho editorial da coleção Às de Colete (Cosac Naify / 7Letras), Ciranda da Poesia (Eduerj) e Coleção Passagens (Dobra). Faz parte do comitê editorial de revistas como Alea (UFRJ), Aletria (UFMG), Estudios Portugueses Brasileños (Salamanca), Revista de Letras (Unesp), TextoPoético (GT Anpoll), Gragoatá (UFF), Boletim de Pesquisa NELIC (UFSC), Eutomia (UFPE). É membro do conselho editorial da Editora Asa da Palavra (Unicamp). Vários de seus livros foram finalistas em prêmios nacionais de crítica literária e de poesia. Como poeta, foi escritor residente em La Rochelle, França, em 2005. Como pesquisador, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, da Unicamp, em 2016, e um Jabuti de Teoria/Crítica Literária pelo livro “De volta ao fim”, em 2017. Seu trabalho de pesquisa tem se voltado para questões de poética, em especial da poesia francesa e brasileira.
Vagner Camilo
Vagner Camilo, com apresentação de análises de poemas modernistas
Vagner Camilo tem ampla experiência no estudo de autores do século XIX e de poetas do modernismo, sendo, por isso, presença fundamental na mesa que quer discutir questões acerca da poesia da época.
Livre Docente de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, realiza pesquisas acerca da poesia brasileira do século XIX (românticos e “primeiros baudelairianos”), poesia brasileira do século XX (Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Augusto Meyer, Murilo Mendes e a “Geração de 45”), crítica de poesia (Sérgio Buarque de Holanda), recepção de ideias críticas no Brasil e relações entre lírica, história e sociedade. Com mestrado em Teoria e História Literárias pela Unicamp, doutorado em Teoria e História Literárias pela mesma instituição, tornou-se livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, em 2013. Em 2005, realizou estágio de pós-doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle (Sorbonne-Paris-III). De 2016 a 2018, coordenou a comissão de seleção do leitorado de Literatura Brasileira da Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). Integra o comitê científico da COLLANA CILBRA – Centro di Studi Comparati Italo-Luso-Brasiliani, do Departamento di Lettere Lingue, Letterature e Civiltà antiche e moderne, Università degli Studi di Peruga (Itália), dedicada à divulgação e publicação do estudos comparados ítalo-luso-brasileiros. Entre 2019 e 2021, participou do projeto multidisciplinar “Reescrever o século XVI”, com estudos sobre Literatura portuguesa, Literatura brasileira, História da literatura, História cultural), com apoio conseguido por meio do Edital Conjunto de Apoio à Pesquisa AUCANI-USP para Iniciativas de Parceria Estratégica USP-Universidade do Minho (Portugal). Como bolsista de produtividade em pesquisa, desenvolve uma investigação dedicada às afinidades entre a inflexão neoclássica na lírica brasileira dos anos 1940-1950 e na da Geração de 40 da Argentina. Faz parte do grupo interdisciplinar e internacional de pesquisa, intitulado “Geografias Culturais Ibero-Americanas: Paisagens, Contato, Linguagens”, inscrito na CHAMADA CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 – UNIVERSAL e contemplado com financiamento pelo CNPq, sendo líder do grupo de pesquisa homônimo do projeto contemplado, certificado pelo DGP/CNPq. Em 2023, foi contemplado com bolsa de estudos concedida pela CAPES no âmbito do Programa Capes PRINT – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO, na modalidade de PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR, para estada semestral na Universidade de Coimbra, que lhe permitiu levantar corpus expressivo da recepção de Jorge de Lima em Portugal. Além de artigos publicados em importantes periódicos científicos, como Texto poético, O eixo e a roda, Revista USP, Teresa, Via Atlântica, e de capítulos de livros, publicou, entre vários, os livros Drummond: da Rosa do Povo à Rosa das Trevas, pela Ateliê editorial, e Risos entre pares: poesia e humor românticos, pela Edusp/Fapesp.